Cacharel


Tudo começou em 1958 quando Jean Bousquet, nascido em Nîmes, e recém qualificado alfaiate, foi para Paris para lançar um pequeno negócio de calças de mulher. Em março de 1962, nomeou a sua sociedade com o nome de um pássaro de Camargue: “Jean Cacharel” e no ano seguinte obteve o seu primeiro grande sucesso, quando o fotógrafo Peter Knapp tirou uma fotografia da agora lendária camisa rosa crepe que acabou na capa da revista Elle, a camisa foi então chamada “Le Cacharel”. Emmanuelle Khan e Corinne Sarrut são rapidamente contratados para desenharem as coleções. Em 1968, Sarah Moon, uma jovem fotógrafa desconhecida conheceu Jean Bousquet. É o princípio de uma feliz colaboração fortalecida com a chegada do publicitário Robert Delpire. Os quatro fizeram nascer o universo Cacharel: romântico, imortalizado através de inesquecíveis imagens poéticas.

A flor das camisas e dos vestidos Liberty no final dos anos 60 faz da Cacharel uma referência no mood dos anos 70.


Tendo lançado as suas primeiras coleções para homem, mulher e criança, e tendo sido premiado com o Óscar por exportação em 1969, Jean Bousquet diversificou as suas atividades ao lançar-se na perfumaria: Anaïs Anaïs, o primeiro perfume que permanece hoje como uma das fragrâncias mais vendidas em todo o mundo. Loulou, Noa, Amor Amor e Scarlett surgem logo depois, sendo o mais recente o Amor Amor Beijo Proibido. No início de 2000, a Cacharel faz sérias alterações de forma a encontrar de novo a energia criativa do seu início: os talentosos designers Clements-Ribeiro permitem à Cacharel participar na Semana da Moda de Paris e entrar novamente no rumo do sucesso.


É depois a vez dos reis ingleses das gravuras Eley Kishimoto de desenhar as coleções da Casa Tronchet durante 3 temporadas. Em 2009, o designer belga Cédric Charlier cria coleções românticas de cortes precisos, durante 4 temporadas.


Em novembro de 2009, a Cacharel assina um contrato de licença com o grupo italiano AEFFE (Alberta Ferretti, Philosophy, Moschino, Polini, entre outros), o que leva a Casa Francesa, estando mais forte, a crescer verdadeiramente no campo internacional.


Hoje em dia, a Cacharel é vendida numa rede de lojas com várias marcas e em concept stores em França e por todo o mundo (Barneys, Saks, Harvey Nichols, le Printemps, entre outros) mantendo os códigos tradicionais da casa: frescura, romantismo e feminilidade.

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